quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AS AGRESSÕES DEIXAM CICATRIZES

Se você é uma pessoa agressiva, cuide para não magoar o coração das pessoas que ama. Antes de agir impulsivamente, tenha em mente que as feridas repetidas não cicatrizam.Infelizmente, ainda existem pais que batem em seus filhos ou os agridem verbalmente xingando, humilhando ou abalando sua auto-estima. E o mais absurdo: há pessoas que acham isso normal.Atitudes como essas causam dores irreparáveis. Há os que agridem e se arrependem depois, pedindo desculpas. Acham que se arrepender e pedir desculpas resolve o problema. Engano. Não percebem que pedir desculpas não é suficiente para curar o medo, a rejeição e a dor provocados pela agressão. Os filhos vão se afastando dos pais, ficam receosos, e a convivência torna-se insuportável. Esses pais precisam perceber que as marcas da violência permanecem para sempre.Conheço uma história que nos ajudará a compreender o que acontece em situações de agressão dentro de casa. Um homem tinha um filho muito nervoso, cuja impulsividade fazia com que gritasse e humilhasse as pessoas. O menino tinha consciência da importância de aprender a controlar sua agressividade, suas reações intempestivas. No entanto, por mais que tentasse, não conseguia controlar as explosões.

Um dia, o pai lhe disse:
- Filho, vamos criar um método para você observar suas reações e controlar esses impulsos que acabam atrapalhando sua vida. Dito isso, pegou um martelo, uma caixa com pregos e completou:
- Cada vez que você for agressivo com alguém, coloque um prego nesta madeira. Preste atenção, sua meta é conseguir ficar um dia sem explodir com ninguém.
No primeiro dia, o menino pôs vários pregos. Nos dias seguintes, a quantidade foi diminuindo até que um dia ele não pregou mais nenhum.
Nesse dia, foi até o pai e disse:
- Olhe, pai, eu estou feliz porque hoje não explodi com ninguém.
O pai, muito contente, pediu ao filho que aumentasse sua meta para uma semana.
E assim fez o menino. Alguns dias não pregava nenhum, em outros tinha recaídas.
Até que, finalmente, conseguiu não colocar nenhum prego na madeira durante uma semana.
O pai, orgulhoso, pontuou:
- Ótimo, filho, mas agora quero que você faça mais uma tarefa. Vá até a madeira, retire todos os pregos que colocou e traga-os de volta.
O menino seguiu a ordem.
Quando entregou os pregos, seu pai perguntou:
- Filho, como está a madeira?
Ao que ele respondeu:- Ficou toda esburacada.
E ouviu então:
- Meu filho, você pode tirar todos os pregos da madeira, mas não conseguirá reparar os danos que fez nela. Quando você machuca alguém, é como se espetasse um punhal nessa pessoa. Ao pedir desculpas, você retira o punhal, mas isso não significa que a pessoa não ficou ferida. A mágoa permanece por muito tempo.

Se você é uma pessoa agressiva, cuide para não magoar o coração das pessoas que ama. Antes de agir impulsivamente, tenha em mente que as feridas repetidas não cicatrizam. Seu filho, aparentemente, perdoará você, mas no fundo do coração se sentirá revoltado. E ninguém que sinta revolta consegue amar de verdade.
É claro que você pode pedir desculpas, e certamente ele dirá que está tudo bem, mas depois de algum tempo o medo se transformará em raiva. Infelizmente, as pessoas que agridem os filhos são também as que vivem stressadas e se sentem impotentes para mudar sua vida. Por isso descarregam nos filhos toda a sua incapacidade. Cuide melhor de você e, se for o caso, procure um terapeuta. Deixe o coração limpo para que seu filho não se transforme numa válvula de escape.
Pense Nisso!

QUE DEUS DERRAME AMOR EM SEUS CORAÇÕES
Pelo Espírito de: Édipo Castelline
Psicografado por: Janeth Sá
*MARÇO/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário