quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O SOFRIMENTO


homem é o causador de seus sofrimentos materiais e de seus sofrimentos morais. Mais ainda, porque os sofrimentos materiais algumas vezes independem da vontade, mas, o orgulho ferido,a ambição frustrada, a ansiedade da avareza, o ciúme e a inveja, todas essas paixões infelizes, são torturas da Alma, fazem-lhe a infelicidade: A vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas. Se se colocar fora do círculo acanhado da vida material, se elevarem seus pensamentos para o infinito, que é seu destino, mesquinharias e pueris lhe parecerão as vicissitudes da Humanidade. Aquele que só vê felicidade na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz, desde que não os pode satisfazer, ao passo que aquele que nada pede ao supérfluo é feliz com os que outros consideram calamidades. Mas, também, lhe é facultado raciocinar sobre os meios de obter consolação e de analisá-los. Essa consolação encontra-se no sentimento cristão, que lhe dá a esperança de melhor futuro, e no Espiritismo que lhe dá a certeza desse futuro. Os sofrimentos deste mundo independem, algumas vezes, de todos; muito mais vezes, contudo, são devidos as vossas vontades. Remonte cada um à origem deles e verá que a maior parte de tais sofrimentos são efeitos de causas que lhe teria sido possível evitar. Quantos males, quantas enfermidades, quantos pratos sem comida, quantas gente desabrigada não deve o homem aos seus excessos, à sua ambição, numa palavra: às suas paixões?
O homem comum, nos seus interesses mesquinhos, não considera a dor senão como resgate e pagamento, desconhecendo o gozo de padecer por cooperar sinceramente na edificação que lhe julga certo. Dor, sacrifícios aflições e amargura são processos de sublimação que o Mundo Maior nos oferece, a fim de que a nossa visão espiritual seja acrescentada. O sofrimento é a forja purificadora, onde perdemos o peso das paixões inferiores, a fim de nos alçarmos à vida mais alta... Quase sempre é na câmara escura da adversidade que percebemos os raios da Inspiração Divina, porque a saciedade terrestre costuma anestesiar-nos o espírito. É dever de todos se compenetrar e refletir sobre a fome, sobre o sofrimento, sobre a dor. Mas, jamais se abater ou perder a oportunidade de progredir o crescimento nestes momentos difíceis neste mundo de expiação.

QUE DEUS ALIMENTE SEU ESPÍRITO
Ditado Pelo Espírito de Édipi Castelline
Psicografado pela mediun; Janeth Sá
*FEV/2010

Um comentário:

  1. Dia 18/01/2010,aniversário de 03 anos de falecimento do meu filho Marcelo Mariano Silva.Como fazer para receber uma carta consoladora? A saudade é muito grande, preciso de ajuda.
    Alice

    ResponderExcluir